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Você já ouviu falar em fast fashion? | BlogPop, Feito por Anônimos

Você já ouviu falar em fast fashion?

@RachelKrishna 15/03/2011 2

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Fast Fashion – Tendência?

14 300x225 Você já ouviu falar em fast fashion?

Está acontecendo no mundo da moda uma tendência nova de abastecimento de mercado rápido, caracterizada pelo nome “Fast Fashion“. Para falar sobre esse fenômeno, o iG Moda conversou com  Enrico Cietta, consultor de moda e sócio-diretor da Diomedea – empresa italiana de pesquisa e comunicação -, que lançou o livro ‘A Revolução do Fast Fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias hibridas’, pela Estação das Letras e Cores Editora.

Fast Fashion – Por Enrico Cietta

fast fashion 300x223 Você já ouviu falar em fast fashion?

iG Moda: As marcas européias de fast fashion não têm interesse no mercado brasileiro? Qual a razão?
Enrico Cietta: Na realidade, as empresas são focadas no mercado europeu e isso faz parte do conceito de fast fashion. Para ser eficaz, é preciso conhecer muito bem o consumidor. É muito mais eficaz se o fast fashion for feito por empresas daqui, que conhecem melhor o perfil dos clientes.

iG Moda: Muito se fala sobre fast fashion, mas o que, afinal, esse conceito?
Enrico Cietta: Melhor fazer essa diferenciação pelo que não é fast fashion. Não é um segmento de preço alto ou preço baixo. Há lojas que atuam no segmento de preço baixo, mas são dirigidas a um público mais jovem. Mas há fast fashion de algumas marcas que são para consumidores de alto poder aquisitivo.

iG Moda: O fast fashion é sempre fast, como o fast food?
Enrico Cietta: Não. Especialmente nos segmentos de preço mais alto não pode ser tão rápido. O que determina o modelo de negócio não é velocidade, mas o target. Fast food é sempre rápido. O fast fashion não necessariamente é fast, mas é sempre fashion.

iG Moda: Qual a origem do fast fashion?
Enrico Cietta: As empresas perceberam que os consumidores aprenderam a esperar pelas liquidações, e tiveram de buscar um novo modelo de varejo. O fast fashion envolve o consumidor no design do produto, na medida em que é produzido aquilo que o consumidor deseja.

iG Moda: Qual a diferença para o modelo tradicional?
Enrico Cietta: Na moda tradicional, a marca apresenta uma coleção, mas não são todos os modelos que serão produzidos, vão ver os que vão emplacar. O consumidor vai escolher produtos dentro da coleção. No caso do fast fashion, a coleção vai ser feita a partir do produto. Só será fabricado aquilo que vende. O consumidor participa, desta forma, do desenvolvimento da produção. O fast fashion investe no design. A Zara possui 300 designers e faz uma coleção a cada 15 dias. O estilo é o produto.

iG Moda: Que lições o mercado convencional pode tirar do fast fashion?
Enrico Cietta: A primeira lição para o trade é saber que, se não se trata de uma empresa grande, que não pode investir muito, é preciso ser flexível na produção e encontrar exatamente o que o consumidor local deseja comprar. Ao contrário do que se acreditava antes, as marcas têm de ter um target. O fast fashion é uma volta para a segmentação. Além disso, o mercado também pode aprender a aplicar o mecanismo de usar o consumidor no desenvolvimento do design.

iG Moda: De que maneira a moda chegou a esse modelo?
Enrico Cietta: Nos anos 80, o mecanismo era copiar e vender o que havia sido definido como moda para a próxima temporada. Depois dos anos 90, o mercado passou a ter coisa demais para copiar. Hoje, há o poder das marcas e, além disso, copiar apenas não basta. É muito arriscado. Por isso, até as confecções menores passaram a investir no design. E o design é local, tem de haver uma adaptação.

iG Moda: Como as marcas sabem o que o consumidor vai querer?
Enrico Cietta: O fast fashion trabalha com caçadores de tendências. A Zara, por exemplo, não usa informações das lojas. Eles ouvem mais os compradores, é mais qualitativo. É preciso oferecer uma resposta rápida daquilo que o consumidor quer. É o design que envolve o consumidor.

iG Moda: Essa necessidade de conhecer o cliente perto pode ser um motivo pelo qual algumas redes de fast fashion não tenham interesse em vender no Brasil?
Enrico Cietta: O fast fashion pode ser um modelo muito apropriado para os negócios da moda no Brasil, mas de fato é preciso estar perto do cliente para fazer um fast fashion que funcione. Itália, Espanha (berço da Mango, da Zara), Reino Unido e Alemanha são os países onde o fast fashion está melhor adaptado. No Reino Unido o forte é o fast fashion de baixo preço, mas na Itália há marcas menores que utilizam o conceito. O fast fashion pode ser muito mais forte do que importar roupas.

iG Moda: O fast fashion fortalece o setor têxtil?
Enrico Cietta: Sim, na medida em que a velocidade exige que a produção seja feita no local. Os produtos standard podem ser fabricados na China, mas, por exemplo, 40% do tecido usado na produção do fast fashion de alto preço na Itália são comprados lá mesmo. A marca Pinko é um modelo de fast fashion de alto preço. As peças são vendidas ao preço das segundas marcas das grandes grifes, mas a empresa produz cerca de 20 coleções por ano.

iG Moda: As marcas tradicionais também estão flexibilizando mais seus lançamentos?
Enrico Cietta: Não se trata de fast fashion, pois a coleção é mostrada em um só momento. Mas é verdade que muitas marcas estão fazendo uma entrega mensal, usando elementos do fast fashion, mas geralmente não funciona, pois não tem as vantagens do modelo e confunde o lojista.

iG Moda: A velocidade é essencial no fast fashion?
Enrico Cietta: Não. O que é essencial no fast fashion é o trabalho do consumidor, como no fast food, o cliente trabalha para a empresa. O serviço é rápido não porque é eficiente, mas porque o cliente é envolvido. Quando ele chega ao caixa para pedir um sanduíche, ele já escolheu antes, já decidiu, por isso é ágil. E, depois, ele ainda limpa o restaurante! É focado no trabalho do consumidor. No fast fashion, também é o cliente que decide a coleção.

Matéria: Deborah Bresser / iG Moda

Veja mais sobre fast fashion no site http://ladobdamoda.com/blog/?p=195

 


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2 Comentários »

  1. Michelle 24/03/2011 at 12:38 AM - Reply
    Muito boa matéria…
    Esse lance de fast é tudo.. a gente não fica entediada de esperar mais criações.
  2. Carolina alves 22/03/2011 at 3:06 PM - Reply
    Adorei! Muito Bom!

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