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Um passeio pelas vitrines dos anos 50 aos 90 | BlogPop, Feito por Anônimos

Um passeio pelas vitrines dos anos 50 aos 90

@RachelKrishna 13/06/2009 0

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1950+TAILHER Um passeio pelas vitrines dos anos 50 aos 90

ANOS 50

Em contraponto ao período de privações da 2ª Guerra, surgem os vestidos glamourosos, com saias volumosas e cinturas bem marcadas, o chamado “new look” de Christian Dior. Era o tempo de acessórios luxuosos, como sapatos de saltos altos, luvas, estolas de pele, chapéus e joias. A grande inspiração eram os trajes das divas do cinema, como Grace Kelly, Audrey Hepbrun, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot. Nos Estados Unidos, começa a se aperfeiçoar o ready-to-wear, ou seja, a produção de roupas em grande escala. E, na França, despontam nomes como Balenciaga, Givenchy, Chanel e o próprio Dior. Mais elementos da época: saias lápis ou rodadas, calças capri, twin-sets, blusas frente-única, tomara-que-caia, óculos gatinho, sapatilhas, colares de pérolas.

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ANOS 60

Entra em cena uma geração disposta a quebrar os padrões de comportamento. Surge, então, a minissaia, criação atribuída (com certa polêmica) a Mary Quant, e celebrizada na modelo Twiggy.

A Inglaterra torna-se o epicentro, mais precisamente a “swinging London”, com suas pequenas butiques. A chegada do homem à lua influencia estilistas como Paco Rabanne e André Courrèges, na criação de coleções inspiradas na nova “era espacial”, com shapes futuristas, tecidos tecnológicos (surgiam o poliéster, o náilon e outros sintéticos) e cores metalizadas. Modelagens geométricas, como os vestidos-trapézio e a silhueta “A”, e estampas gráficas, com influência da Op Art, são marcas registradas. A psicodelia, creditada às experimentações com drogas, como o LSD, teve como seu maior representante na moda o estilista Emilio Pucci, com suas estampas coloridíssimas. Surge o movimento hippie e a anti-moda. Mais elementos da época: botas altas nas cores branca e prateada, peças de plástico ou chapinhas de metal, túnicas de Pierre Cardin, cores fluorescentes, estampas étnicas, terninhos e safáris de Yves Saint Laurent, estampa zig zag de Missoni.

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ANOS 70

A baixa no preço das passagens aéreas trouxe uma influência étnica muito forte para a moda. O estilo hippie entra com tudo, nas modelagens, com batas e caftãs, e nas cores e estampas, com motivos inspirados principalmente na África e Oriente. Outra influência foi a popularização das maxibijus.

O folk, representado pelo artesanato de diferentes povos, inspira formas e acabamentos, como bordados, patchworks, franjas e macramê. Peças assimétricas, com um ombro só ou barras despontadas, são colaborações da estilista Zandra Rhodes. Nomes japoneses destacam-se, com sua estética escultural e artística ou, em outra vezes, divertida. Entre eles: Yohji Yamamoto, Issey Miyaki e Kenzo. O filme “Os Embalos de Sábado à Noite” e a novela “Dancin’Days” levam o clima da discoteca para as roupas, com materiais metálicos e brilhantes, como o lurex e o lamê, e as estampas vistosas, como a de oncinha. Mais elementos da época: wrap dress de Diane Von Furstemberg, calças pantalonas, vestidos modelo império com estampas florais de Laura Ashley, parcas, maxissaias, sandálias com plataformas de madeira (com ou sem meias).

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ANOS 80

É chamada por alguns de “década do exagero”, com suas estampas exuberantes e formas futuristas e lúdicas, trazidas por estilistas como Thierry Mugler, Christian Lacroix e Claude Montana. Foi também a era dos yuppies de Wall Street, que só pensavam em trabalho e dinheiro. Por isso, a alfaiataria – influência do guarda-roupa masculino – ganha força, nos tailleurs bem cortados, com ombreiras volumosas, como os de Armani e de Richard Tyler. Os Estados Unidos viram a meca da moda, com um ready-to-wear de nomes como Calvin Klein, Donna Karan e Ralph Lauren. Os astros do hip-hop ditam tendências, com roupas inspiradas no sportwear. A aeróbica vira febre nas academias. Ganham maior destaque marcas como Nike, Adidas e Reebok. Peças como tênis, leggings e moletons invadem as ruas. O movimento new wave chega conquistando os adolescentes, com as cores flúor, as estampas quadriculadas ou geométricas, e as t-shirts extra-large. Vivienne Westwood democratiza a estética punk londrina. Outros elementos da época: mangas bufantes ou tipo morcego, assimetrias (como nas blusas com um ombro à mostra), vestidos colados ao corpo, brinco grande em uma orelha só, muito dourado.

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ANOS 90

O movimento grunge, dos roqueiros de Seattle, dita a forma de vestir dos jovens, com seus jeans rasgados, camisas de flanela xadrez, bermudões, coturnos. A radicalização dessa moda foi a “estética de mendigo”, retratada por John Galliano em um de seus desfiles de maior repercussão. Clubbers são a tribo das baladas noturnas, ao som de música eletrônica e com uma forma de vestir bem característica: roupas justas, esportivas, com cores ácidas e fosforescentes, piercings, olhos pintados, cabelos coloridos. A grife Dolce & Gabbana consolida a moda de deixar a lingerie à mostra; Jean Paul Gaultier veste Madonna com o sutiã de cones na turnê “Blonde Ambition”, auge de sua carreira. Versace simboliza o glamour máximo com seu logotipo de medusas e acessórios predominantemente dourados. Uma onda de revivals de todas as décadas anteriores marcou o final do milênio, e fez ressurgir marcas como Puma, Gucci, Lacoste, entre outras. Outros elementos da época: roupas de brechós, tênis All Star, bolsas de náilon da Prada, peças logotipadas da Louis Vuitton.

Fonte: Abril.com


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