Cisne Negro – O thriller psicológico de Darren Aronofsky

@RachelKrishna 29/05/2011 2
Cisne Negro – O thriller psicológico de Darren Aronofsky

Siga o Rio de Janeiro no Instagram: :)
 

Cisne Negro – Um drama psicológico

 

cisne negro blogpop 01 300x169 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

 

Cisne Negro [Black Swan]

Por Adecio Moreira Jr. do Poses e Neuroses

 

 

Cisne Negro (de Darren Aronofsky. Black Swan, EUA, 2010) Com Natalie Portman, Mila Kunis,Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder. Cotação: *****

 

No balé O Lago dos Cisnes, a jovem princesa Odette sofre o feitiço de um mago e se transforma em um cisne. O tal feitiço só poderá ser quebrado caso um homem a ame exclusivamente. Um príncipe se dispõe a salvá-la, mas, a ardilosa Odile o encanta, fazendo assim com que a promessa dele seja quebrada. Desiludida, a princesa se submete a um ato da morte, inconformada pela perda de seu amor. A bela obra do russo Tchaikovsky serve de pano de fundo para narrar o mais novo thriller psicológico de um cineasta que nunca decepciona: Darren Aronofsky, diretor responsável pelos brilhantes “Réquiem Para Um Sonho” e “Pi”.

Seguindo sua cartilha visual e narrativa, Aronofsky adentra no consciente da bailarina Nina Sayers (Portman), que depois de anos dedicada numa companhia de dança, vê a grande oportunidade de realizar seu maior sonho: protagonizar O Lago dos Cisnes após a demissão de Beth M. (Ryder) das apresentações. Mas para isso, ela terá que conquistar a confiança do idealizador Thomas (Cassel) e a rivalidade da belíssima Lily (Kunis).

cisne negro blogpop 02 300x161 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

Apesar de parecer uma obra simples, poucos se darão conta da densidade do filme. Não chega a ser tão sufocante como muitos vêm dizendo por aí (a fama do diretor e o hype formado pelo ambiente contribuem para isso), mas certamente não se trata de um simples sonho de uma garota ingênua sendo construído. “Cisne Negro” está muito acima disso.

Começando pela própria Nina, toda a sua dedicação à Arte é insuficiente para a conquista do papel que ela tanto almeja. Ensaiar por horas, prejudicar suas articulações, passar por toda a rotina do balé, que vai das técnicas a cada dia aprimoradas aos detalhes do figurino como a preparações dos sapatos, e ainda conviver com o mundo competitivo e muitas vezes injusto por conta das poucas oportunidades e uma carreira curta. Mas ela enfrenta tudo isso sendo muito bem vista por seus superiores. Porém, toda a sua técnica está indo de acordo com Odette, o cisne branco. E para chegar ao encanto maquiavélico do cisne negro, ela terá que adquirir o que tanto falta nela: sensualidade.

cisne negro blogpop 03 300x145 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

Toda a construção feita pela busca dessa sensualidade é incitada pelo professor, que insinua a falta de libido da garota como um atraso para seu desenvolvimento. Por falar nisso, muito se falou sobre a cena de sexo entre Natalie Portman e Mila Kunis. Sinto decepcionar alguns, mas pelo alvoroço dado a essa cena, imaginava algo hiper revelador. Não é. Uma cena de sexo, que apesar de homossexual, está longe de chocar até mesmo os menos desencanados.

É essa transformação psicológica (ou seria busca?) de Nina é efetivamente a melhor coisa a se acompanhar em “Cisne Negro”. Não que seja o único triunfo, mas analisar a forma como é feita a transição de personalidade – de uma garota infantilizada pela mãe a uma mulher capaz de escandalizar – é o grande barato do filme, que apresenta cenas do próprio balé e imagens oníricas para evidenciar esse processo.

cisne negro blogpop 04 300x170 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

Natalie Portman, extremamente magra, se entrega quase às últimas conseqüências em seu papel. Ainda não chega a ser seu melhor trabalho (em minha opinião, sua Alice Aires de “Closer – Perto Demais” ainda é o grande destaque), mas sua preparação corpórea e emocional para compor a bailarina com tantos desdobramentos garantiu sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz, para não dizer antes do esperado que o prêmio já era dela.

A trilha sonora, o figurino e a fotografia, em conjunto, contribuem para essa sensação de inquietude.

cisne negro blopop 05 300x200 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

Aronofsky, mesmo quando não ousa para diferir-se de seu trabalho habitual, ainda é capaz de finalizar um filme de vida própria, e isso é justamente o que faz de um diretor conseguir seu reconhecimento como um cineasta notável. Até mesmo os efeitos visuais dão ainda mais brilhantismo à coisa toda. A cena onde Natalie Portman se transforma enfim em Odile, o cisne negro, o trabalho visual é de tirar o fôlego.

E é com essa belíssima cena que me atenho na lembrança de que “Cisne Negro” mantém o selo Aronofsky de qualidade.

Adecio moreira jr 300x82 Cisne Negro   O thriller psicológico de Darren Aronofsky

 


Siga o Rio de Janeiro no Instagram:
Cadastre-se rapidamente para comentar, escolha sua Rede Social favorita.
(Se não estiver vendo mais os ícones das Redes Sociais, significa que já está cadastrado).
Li e concordo com os termos de serviço.

2 Comentários »

  1. Rodrigo Medeiros 25/08/2011 at 11:26 PM - Reply
    Gostei muito do enredo, bem estruturado, esclarecedor e chamativo.
    Leitura envolvente que convida o leitor a participar mais e saber o que vai acontecer.

    Bem ouvi falar desse filme mas, após a leitura vou vê-lo vai valer apena. :)

  2. Nilton 01/06/2011 at 10:43 AM - Reply
    Desta vez com uma atenção ainda maior em relação ao último comentário…
    Devo dizer que é um belíssimo artigo.
    Bem detalhado, e que sem dúvidas prendeu minha atenção.
    Parabéns pelo trabalho.

Comente! »





Alguns artigos são escritos pela equipe do Dr. Alberto Birman